Celebração dominical e mensagem no Twitter antecedem bênção e mensagem «urbi et orbi»
Cidade do Vaticano, 27 mar 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco presidiu hoje na Praça de São Pedro à Missa do Domingo de Páscoa, no Vaticano, antecedendo a tradicional mensagem e bênção ‘urbi et orbi’.
A celebração iniciou-se, como é tradição desde 2000, com o rito do ‘resurrexit’ (ressuscitou), que prevê a abertura dos painéis laterais do ícone do Santíssimo Salvador, ao canto do “Aleluia”.
Este rito, perdido durante vários séculos, era realizado antigamente na Basílica de São João de Latrão, em Roma, da qual o Papa partia em procissão para a Basílica de Santa Maria Maior, onde celebrava a Missa.
A Praça de São Pedro foi adornada com milhares de flores procedentes, como habitualmente, da Holanda.
A Missa não teve concelebrantes e depois da proclamação do Evangelho – em latim e grego – não existiu a habitual homilia, dado que o Papa vai depois dirigir a sua mensagem de Páscoa, antes da bênção ‘Urbi et Orbi’ [à cidade (de Roma) e ao mundo].
Ao início da manhã, Francisco deixou uma nova mensagem na sua conta da rede social do Twitter, em nove línguas, a respeito da Páscoa.
"Jesus Cristo ressuscitou! O amor venceu o ódio, a vida venceu a morte, a luz expulsou as trevas!", escreveu.
Após a Missa, o Papa cumprimentou pessoalmente os vários cardeais presentes e saudou a multidão, a bordo do papamóvel descoberto, que passou na Praça de São Pedro e na grande avenida que liga o Vaticano à cidade de Roma.
Francisco deslocou-se depois para a varanda central da Basílica de São Pedro, para a bênção à cidade de Roma e ao mundo, a mensagem e as saudações pascais.
A Páscoa assinala a ressurreição de Jesus e é a festa mais importante do calendário litúrgico da Igreja Católica.
OC