Vaticano: Francisco lembra vítimas do ébola

Papa pede ação da comunidade internacional para ajudar países africanos

Cidade do Vaticano, 24 set 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco apelou hoje à intervenção da comunidade internacional em favor dos países africanos atingidos pela epidemia do vírus ébola.

“O meu pensamento vai agora para os países da África que estão a sofrer por causa da epidemia do ébola. Estou próximo das muitas pessoas atingidas por esta terrível doença e convido-vos a rezar por eles e por quantos perderam tão tragicamente a vida”, declarou, perante dezenas de milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro para a audiência pública semanal.

“Deixo votos de que não falte a necessária ajuda da comunidade internacional para aliviar os sofrimentos destes nossos irmãos e irmãs”, acrescentou, convidando os presentes a rezar uma ‘ave-maria’ pelas pessoas afetadas pelo vírus.

De acordo com o mais recente balanço da Organização Mundial de Saúde, o surto de ébola já provocou 2811 mortos na África Ocidental, entre 5864 casos já registados.

Libéria (1578 mortos), Guiné-Conacri (632) e Serra Leoa (593) são os três países africanos mais afetados.

Francisco dirigiu também uma mensagem especial aos cristãos do Médio Oriente, lembrando o testemunho de fé em situações “difíceis e perigosas, que podem custar mesmo a própria vida”.

“Sede sempre testemunhas autênticas de Cristo e da verdade, sede causa de reconciliação e de unidade, sede testemunhas da justiça, da paz e da caridade”, apelou.

O Papa recordou a recente beatificação da irmã Giovannina Franchi (1807-1872), na cidade italiana de Como, e deixou votos de que o exemplo da fundadora das Irmãs Enfermeiras de Nossa Senhora das Dores suscite “o desejo de unir uma profunda vida espiritual com um generoso serviço aos doentes, preferindo os mais pobres”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top