Vaticano: Francisco evocou 50 anos da eleição de Paulo VI

Cidade do Vaticano, 23 jun 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco evocou este sábado os 50 anos da eleição pontifícia de Paulo VI (1897-1978), a 21 de junho de 1963, elogiando o seu “amor a Cristo, à Igreja” e o “impulso de anunciar o Evangelho”.

A intervenção foi proferida na Basílica de São Pedro perante cinco mil peregrinos da Arquidiocese de Brescia, norte da Itália, onde nasceu e cresceu Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini.

Francisco destacou em Paulo VI “o amor a Cristo, o amor à Igreja e o amor ao homem”, sob os aplausos dos presentes.

“Essas três palavras são atitudes fundamentais, bem como apaixonadas de Paulo VI”, que “soube testemunhar, em anos difíceis, a fé em Jesus Cristo”, disse.

O atual Papa destacou que Paulo VI “viveu plenamente as dificuldades da Igreja após o Concílio Vaticano II, as luzes, as esperanças, as tensões” e falou da sua exortação apostólica ‘Evangelii nuntiandi’ como “o mais importante documento pastoral escrito até hoje”.

“Caros amigos, reencontrar-nos em nome do venerável Servo de Deus Paulo VI faz-nos bem! O seu testemunho alimenta em nós a chama do amor a Cristo, do amor à Igreja, do impulso a anunciar o Evangelho ao homem de hoje, com misericórdia, com paciência, com coragem”, concluiu.

RV/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR