Iniciativa reúne 40 mil idosos de 20 países na Praça de São Pedro
Cidade do Vaticano, 28 set 2014 (Ecclesia) – Bento XVI e o Papa Francisco encontraram-se hoje no Vaticano durante a abertura do encontro que reúen 40 mil avós e idosos de 20 países na Praça de São Pedro.
"Agradecemos a presença do Papa emérito Bento XVI. Disse já muitas vezes que gostava que ele morasse no Vaticano, porque era como ter um avô sábio em casa", disse Francisco.
O Papa emérito esteve presente no momento de testemunhos e de diálogo entre avós e netos que antecede a Missa, durante cerca de uma hora, entre as 09h30 e as 10h30 (menos uma em Lisboa).
Esta ‘jornada mundial’ dos avós promovida pelo Conselho Pontifício para a Família (Santa Sé) levou ao Vaticano um casal iraquiano, refugiado em Erbil, casados há 51 aos.
O encontro internacional tem como tema ‘A bênção de uma vida longa’ e inclui uma Missa presidida por Francisco às 10h30 locais (menos uma em Lisboa), na Praça de São Pedro.
Após a cerimónia, vai ser distribuído aos presentes um exemplar do Evangelho segundo São Marcos, em “carateres grandes”, adiantou também o CPF.
O arcebispo Vincenzo Paglia, presidente deste organismo da Santa Sé, inaugurou o encontro, apresentando Bento XVI como "o primeiro avó entre os avós", e observou que muitas vezes a velhice é vista como uma fragilidade que condena as pessoas, na sociedade atual.
A abertura musical, à chegada do Papa Francisco, estevea cargo do tenor italiano Andrea Bocelli.
OC