Vaticano: Francisco diz que é a paciência do povo de Deus que leva a Igreja para diante

Papa abordou o tema na homilia da missa desta manhã na Casa de Santa Marta

Cidade do Vaticano, 17 fev 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco lembrou hoje, durante a homilia da missa desta manhã na Casa de Santa Marta, que é “a paciência do povo de Deus que leva a Igreja para diante”.

“Devemos louvar as pessoas do povo, gente que sofre, que sofre tantas coisas, mas não perde o sorriso da fé, que tem a alegria da fé e é essa gente, o povo, nas paróquias, nas instituições que leva a Igreja para a frente, com a sua santidade, de todos os dias, de cada dia”, disse Francisco, no Vaticano.

“A paciência, saber suportar as provações, as coisas que não queremos faz amadurecer a nossa vida, quem não tem paciência quer tudo imediatamente, rápido, quem não conhece a sabedoria da paciência é uma pessoa manhosa, como as crianças que fazem birras e isso é sinal que algo não vai bem”, acrescentou.

Francisco apontou de seguida outra das tentações dos que não têm paciência, “a omnipotência de querer uma coisa já, como acontece aos fariseus que pedem a Jesus um sinal do céu: eles queriam um espetáculo, um milagre”.

“A paciência não é resignação, é outra coisa” disse o Papa ao comentar a Carta de S. Tiago onde se lê: “Tende por motivo de grande alegria o serdes submetidos a múltiplas provações”.

“A pessoa que não tem paciência é uma pessoa que não cresce, que permanece com os caprichos de criança, que não sabe lidar com a vida”, sublinhou ainda.

Citando a Carta aos Hebreus, Francisco lembrou ainda que “o povo de Deus sofreu muito, foram perseguidos, mortos”, mas teve “a alegria de vislumbrar as promessas de Deus” dando o exemplo de como todos devem ser pacientes perante “provações porque a paciência de uma pessoa adulta, a paciência de Deus que nos carrega sobre os seus ombros é a paciência do povo”. 

RV/MD

 [[v,d,,]]

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR