Missa dominical antecede bênção e mensagem «urbi et orbi»
Cidade do Vaticano, 20 abr 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco presidiu hoje à missa do Domingo de Páscoa, no Vaticano, antecedendo a tradicional mensagem e bênção ‘urbi et orbi’, perante dezenas de milhares de pessoas.
A celebração iniciou-se, como é tradição desde 2000, com o rito do ‘resurrexit’ (ressuscitou), que inclui a abertura dos painéis laterais do ícone do Santíssimo Salvador, ao canto do “Aleluia”.
Este rito, perdido durante vários séculos, era realizado antigamente na Basílica de São João de Latrão, em Roma, da qual o Papa partia em procissão para a Basílica de Santa Maria Maior, onde celebrava a missa.
A missa não teve concelebrantes e depois da leitura do Evangelho não houve a habitual homilia.
Nesta altura foi proclamado o canto pascal dos Stichi e Stichirà da liturgia bizantina para recordar que este ano os cristãos do Ocidente e do Oriente celebram a Páscoa no mesmo dia.
A Praça de São Pedro está adornada com milhares de flores procedentes, como acontece há 29 anos, da Holanda: mais de 12 mil tulipas, 6 mil narcisos e 2500 jacintos, para lá de 2500 rosas brancas.
Após a Missa, o Papa passou pela Praça de São Pedro num carro descoberto, deslocando-se para a varanda central da Basílica de São Pedro, para a bênção à cidade de Roma e ao mundo, ‘Urbi et Orbi’, a mensagem e as saudações pascais.
A Páscoa assinala a ressurreição de Jesus e é a festa mais importante do calendário litúrgico da Igreja Católica.
OC
[[v,d,,]]