Vaticano: Francisco apela a um desenvolvimento humano nas novas tecnologias

Papa recebeu os signatários do documento sobre a ética na inteligência artificial.

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 10 jan 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu, esta terça-feira, no Vaticano, os signatários do documento sobre o desenvolvimento ético da inteligência artificial e pediu humanismo nas novas tecnologias.

“A fraternidade entre todos é a condição para que o desenvolvimento tecnológico esteja ao serviço da justiça e da paz em todo o mundo”, lê-se no portal de notícias do VaticanNews.

O documento “Rome Call for A.I. Ethics” foi assinado por representantes das três religiões abraâmicas, na Casina Pio IV, no Vaticano, nesta terça-feira, e o encontro foi organizado Academia Pontifícia para a Vida e pela Fundação RenAIssance.

No seu discurso, o Papa Francisco agradeceu aos presentes “o compromisso de promover, através do Rome Call, uma ética compartilhada em relação aos grandes desafios que se abrem no horizonte da inteligência artificial”.

Após a primeira assinatura em 2020, o evento desta terça-feira “conta com o envolvimento das delegações judaicas e islâmicas, que olham para a inteligência artificial com um olhar inspirado nas palavras da Encíclica Fratelli tutti”.

Para o Papa, a adesão das delegações “na promoção de uma cultura que coloque esta tecnologia ao serviço do bem comum e da salvaguarda da casa comum é exemplar para muitos outros”.

A inteligência artificial está “cada vez mais presente” nos aspetos da vida quotidiana, tanto pessoal quanto social.

As inovações neste campo fazem com que “esses instrumentos sejam cada vez mais decisivos na atividade e até mesmo nas decisões humanas”, sublinhou.

Segundo o Papa, o «Rome Call» pode ser um “instrumento útil para um diálogo comum entre todos, a fim de favorecer o desenvolvimento humano das novas tecnologias”.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top