Papa dirigiu mensagem às instituições e organizações de ajuda à Igreja, da Comissão Pontifícia para a América Latina
Cidade do Vaticano, 24 jun 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco escreveu uma mensagem aos participantes de um encontro com as instituições e organizações de ajuda à Igreja, da Comissão Pontifícia para a América Latina, e destacou que a América Latina “precisa de ajuda para os pobres”.
“O importante não é a eficiência administrativa – que se espera que seja muito boa em qualquer caso – ou “o simples esforço humanitário que vem de um coração generoso”, mas “o que é verdadeiramente original em nossa ajuda é a caridade de Jesus Cristo que nos impulsiona, é aquele amor que nos precede e nos convida a confessar Deus Pai, princípio de todo o bem”, divulgou a Santa Sé.
Na mensagem enviada aos encontro que terminou em Roma, Francisco alertou que se não for desta forma “o que resta é o pragmatismo frio que acaba sufocando as instituições eclesiais e seus membros” e a América Latina precisa de ajuda para os pobres.
Uma das tarefas da Comissão é “apoiar financeiramente alguns projetos de evangelização” e de “lidar com situações de emergência e promover algumas atividades significativas para a Igreja na área de sua competência” e o Papa lembrou que podem contar com a colaboração de várias instituições humanitárias, cada uma com sua própria natureza e missão, que partilham uma identidade católica.
O Papa agradeceu a colaboração da Comissão para a América Latina, agradeceu o trabalho pedindo que se “distinga de qualquer organização humanitária puramente leiga”.
“Que façam redescobrir a cada dia, “com maravilha e gratidão, que a fé cristã é a certeza da amizade de um Deus que nos ‘prepara’, nos educa e nos acompanha de maneira próxima e constante”, indicou.
SN