Mensagem de Jesus deve incomodar quem está instalado, refere o Papa
Cidade do Vaticano, 16 mai 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco falou hoje no Vaticano em “cristãos de salão”, sem coragem para anunciarem a sua fé nem “fervor apostólico”, ao contrário do que aconteceu com o Apóstolo Paulo, que superou as “provações” que enfrentou.
“O zelo apostólico não é um entusiasmo para ter o poder, para ter alguma coisa. É algo que vem de dentro, que o próprio Senhor quer de nós: cristãos com zelo apostólico”, disse, na homilia da missa a que presidiu esta manhã na capela da Casa de Santa Marta.
Segundo Francisco, é necessário que os cristãos não se refugiem “numa vida tranquila ou em estruturas caducas”, criticando os “mornos” que não sentem necessidade de “avançar”.
“Também há cristãos de salão, não? Os educados, certamente, mas que não sabem filhos para a Igreja com o anúncio e o fervor apostólico. Hoje podemos pedir ao Espírito Santo que nos dê este fervor apostólico a todos nós, também a graça de incomodar nas coisas que são demasiado tranquilas na Igreja”, declarou.
O Papa evocou a experiência de São Paulo (século I), que não foi “um homem de concessões”, mas um defensor da “verdade”.
“Paulo incomoda, é um homem que incomoda com a sua pregação, com o seu trabalho, com o seu compromisso, precisamente porque anuncia Jesus Cristo”, precisou.
RV/OC