Cidade do Vaticano, 02 mai 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco enalteceu hoje o papel que a “Fundação Papal”, instituição sedeada nos Estados Unidos da América, tem desempenhado para o sucesso dos projetos sociocaritativos da Igreja Católica.
Numa audiência com membros daquele organismo, envolvidos numa peregrinação anual a Roma, o Papa argentino agradeceu “o apoio que a Fundação tem vindo a dar”, desde o seu nascimento em 1988, à missão católica nos países em vias de desenvolvimento “através do suporte financeiro de diversos projetos educacionais, caritativos e apostólicos”.
Presidida atualmente pelo bispo de Wheeling-Charleston, D. Michael J. Bransfield, a “Fundação Papal” centra a sua ação sobretudo em nações da Europa de Leste e em África.
De acordo com o serviço informativo da Santa Sé, o organismo gere atualmente um fundo de 200 milhões de dólares e já canalizou ao longo dos anos cerca de 100 milhões para subsídios e bolsas de estudo destinadas a ajudar missões e causas católicas um pouco por todo o mundo, especialmente em lugares onde a Igreja ainda se debate com a falta de meios.
É através desses apoios que também, todos os anos, padres, religiosos e leigos católicos de diversas nacionalidades têm a oportunidade de estudar nas Universidades pontifícias, em Roma.
“Desta forma, a Fundação tem vindo a ajudar a assegurar a formação de uma nova geração de líderes, cujas mentes e corações são moldados pela verdade do Evangelho, pela sabedoria da Doutrina Social da Igreja e por um profundo senso de comunhão com a Igreja Universal, no seu serviço a toda a família humana”, frisou o Papa.
JCP