Cidade do Vaticano, 28 jul 2014 (Ecclesia) – O cardeal Marchisano, arcipreste emérito da Basílica de São Pedro, faleceu este domingo aos 85 anos, informou a Sala de Imprensa do Vaticano.
Num telegrama enviado ao arcebispo de Turim, de onde era natural o cardeal Marchisano, o Papa recordou a sua sensibilidade ao “mundo da arte e da cultura”
“Deixa-nos o testemunho de uma vida de entrega à adesão generosa da sua vocação, como sacerdote e bispo solícito das necessidades dos fiéis e sensível ao mundo da arte e da cultura”, afirmou Francisco.
O funeral de D. Francesco Marchisano vai realizar-se esta quarta-feira às 08h00 locais (menos uma hora em Lisboa), na Basílica Vaticana, e vai ser presidido pelo cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio Cardinalício.
O arcipreste emérito da Basílica de São Pedro, criado cardeal no consistório de 21 de outubro de 2003, foi vigário-geral do Papa para a Cidade do Vaticano e presidente da Fábrica de São Pedro.
D. Francesco Marchisano foi presidente da Comissão Pontifícia para os Bens Culturais da Igreja e da Comissão Pontifícia de Arqueologia Sacra.
CB/PR