Cidade do Vaticano, 10 ago 2021 (Ecclesia) – O cardeal espanhol Martínez Somalo faleceu esta segunda-feira aos 94 anos de idade, informou o Vaticano.
O responsável desempenhou a função de camerlengo da Santa Igreja Romana, com destaque para o período entre a morte de São João Paulo II e a eleição de Bento XVI, em 2005.
O cardeal Martinez Somalo faleceu no Vaticano, onde residia; ordenado padre em 1950, viria a destacar-se no serviço diplomático da Santa Sé e foi criado cardeal em 1988, por João Paulo II.
Na Cúria Romana, foi substituto da Secretaria de Estado, prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
O Papa enviou um telegrama de pesar por ocasião do falecimento do cardeal Eduardo Martínez Somalo, evocando o “testemunho espiritualmente fecundo deste querido irmão” e a sua “longa experiência como colaborador diligente de seis Papas”, em “cargos delicados e importantes”.
Francisco agradeceu pelo “serviço fiel e generoso à Igreja e à Santa Sé” do falecido cardeal, pedindo a “intercessão materna da Bem-aventurada Virgem Maria para que o acolha na Pátria do Céu”.
OC
Notícia atualizada a 11.08.2021, com a mensagem do Papa Francisco