Vaticano: Exposição celebra relações diplomáticas entre Santa Sé e Azerbaijão

Cidade do Vaticano, 15 nov 2012 (Ecclesia) – Uma exposição para celebrar o 20º aniversário das relações diplomáticas entre a Santa Sé e Azerbaijão tem início hoje no Vaticano.

A mostra, intitulada «Entre as tramas da história – Os tesouros do Azerbaijão» – termina no dia 5 de dezembro – vai ser inaugurada pela primeira-dama do Azerbaijão, Mehriban Aliyeva, presidente da Fundação Heydar Aliyev, e pelo presidente do Pontifício Conselho para a Cultura e da Pontifícia Comissão de Arqueologia Sacra, cardeal Gianfranco Ravasi.

A exposição oferece aos visitantes “100 peças refinadas e únicas do Azerbaijão, uma coleção que mostra a variedade de laços culturais, históricos e económicos de um território que desde a antiguidade foi um local de culturas e migração”, revela a Rádio Vaticano.

A mostra é uma “etapa importante das relações entre Santa Sé e Azerbaijão”, Estado muçulmano xiita que se apresenta como “uma nação laica, de diálogo, onde convivem várias confissões religiosas”, adianta.

Após a visita do cardeal Ravasi a essa nação, em 29 de abril de 2011, Azerbaijão e Santa Sé assinaram um acordo em que “foi reconhecida e regularizada a personalidade jurídica da Igreja Católica nesse país”.

RV/LFS

Partilhar:
Scroll to Top