Papa escreve mensagem aos participantes no III Congresso Eucarístico de Madagáscar
Cidade do Vaticano, 23 ago 2024 (Ecclesia) – O Papa convidou os católicos a viver a um compromisso social, inspirado pela Eucaristia, particularmente junto dos mais necessitados.
“A Eucaristia impele-nos a um amor fortemente comprometido com o próximo”, escreve Francisco, numa mensagem aos participantes do III Congresso Eucarístico Nacional em Madagáscar, que se realiza em Antsiranana de 23 a 26 de agosto.
“Que este Congresso Eucarístico ajude todos e cada um de vós a cultivar sentimentos de caridade e de solidariedade para com todos e, de modo especial, para com aqueles que se encontram em dificuldade, para os quais o caminho da vida se torna cada vez mais difícil”, acrescenta.
O encontro coincide, este ano, com a celebração do centenário do “Movimento Eucarístico Juvenil”, na ilha.
“O vosso encontro assume uma importância particular num momento em que nos preparamos para a conclusão do Sínodo sobre a sinodalidade. Que ele vos ajude a redescobrir a importância de vos encontrardes, rezardes e vos empenhardes com e pelos outros, seguindo os passos de Jesus na Eucaristia”, apela o Papa.
Encorajo esta iniciativa, que tem como objetivo levar os filhos e as filhas das vossas comunidades cristãs de volta às bases, ajudando-os a redescobrir o sentido da adoração eucarística e o desejo de passar tempo com Cristo”.
A mensagem aponta o “desafio” de propor a “fé na presença real do Senhor”.
“Convido-vos, membros do ‘Movimento Eucarístico Juvenil’ que celebrais o vosso centenário, a ajudar os vossos irmãos e irmãs a fazer a experiência de Jesus na Eucaristia. Ajudai-os também a fazer da sua própria vida uma oferta a Deus, unida à de Jesus no altar, para que Ele seja mais conhecido, amado e servido”, pede Francisco.
O Papa deseja aos participantes um “congresso fecundo”, que ajude todos a “aprofundar” a sua relação com Cristo.
Os católicos representam 34,8% da população de Madagáscar, segundo dados divulgados pelo Vaticano; a Igreja Católica tem mais de 6 mil escolas, desde o ensino primário à Universidade, onde estudam quase 700 mil alunos, além de várias outras instituições de ação social.
Francisco visitou o país em setembro de 2019.
OC