Face nacional surge sem o rosto do Papa Francisco
Cidade do Vaticano, 03 mar 2017 (Ecclesia) – O Estado da Cidade do Vaticano acaba de emitir 2,5 milhões de moedas de euro para 2017, destinadas à circulação, com novas faces nacionais, sem o rosto do Papa Francisco.
Os desenhos apresentam o brasão do chefe do Estado da Cidade do Vaticano, o Papa Francisco.
O símbolo da casa da moeda, «R», encontra-se em baixo, à esquerda, e o ano de emissão, «2017», em baixo, à direita; no anel exterior da moeda estão representadas as 12 estrelas da bandeira europeia.
A decisão tomada pelo Papa de não ter o seu rosto cunhado nas moedas tinha sido tomada, no passado, por Paulo VI, nos últimos anos do seu pontificado.
Mauro Olivieri, diretor do Departamento Filatélico e Numismático do Estado da Cidade do Vaticano, explica que o Papa Francisco “pediu para deixar de aparecer nas moedas, nas medalhas em geral”.
Segundo um convénio monetário de dezembro de 2009 entre o Vaticano e a Comissão Europeia, pelo menos 51% das moedas cunhadas pelo Vaticano devem ser colocadas em circulação no seu valor nominal.
A Santa Sé assinou, a 29 de dezembro de 2000, a convenção monetária entre o Estado da Cidade do Vaticano e a Itália, no quadro do comité monetário da União Europeia, que deu o direito ao Vaticano o direito de utilizar o Euro como moeda oficial.
OC