Francisco segue situação no país com «preocupação», refere comunicado da Santa Sé
Cidade do Vaticano, 17 dez 2020 (Ecclesia) – O antigo representante diplomático do Papa na Bielorrússia, D. Claudio Gugerotti, reuniu-se hoje com o presidente do país, Alexandre Lukashenko, na qualidade de “enviado especial” de Francisco.
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, referiu aos jornalistas que o encontro decorreu esta manhã, visando “expressar a solicitude e preocupação” do Papa com a situação na Bielorrússia.
Esta quarta-feira, o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2020 foi entregue no Parlamento Europeu à oposição democrática da Bielorrússia, representada em Bruxelas por Svetlana Tikhanouskaia e Veronika Tsepkalo.
Em setembro, o secretário do Vaticano para as relações com os Estados, D. Paul Richard Gallagher, fez uma visita à Bielorrússia para “manifestar a atenção e a proximidade” do Papa à Igreja Católica e a todo o país.
A população local promoveu várias manifestações contra a reeleição do presidente Alexandre Lukashenko para um sexto mandato, num escrutínio considerado fraudulento pela oposição.
A 16 de agosto, o Papa apelou no Vaticano ao fim da violência da Bielorrússia, pedindo “respeito pela justiça e o Direito”.
OC