Cardeal Filoni foi nomeado para testemunhar junto das populações a «proximidade espiritual» de Francisco
Cidade do Vaticano, 08 ago 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco nomeou o cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, seu enviado especial ao Iraque, informa hoje a Sala de Imprensa da Santa Sé.
O cardeal Fernando Filone vai “exprimir” a “proximidade espiritual” do Papa às “populações que sofrem” e enviar-lhes a “solidariedade da Igreja”, refere o comunicado da Sala de Imprensa.
A decisão do Papa de nomear um “enviado especial ao Iraque” é motivada pela “grave situação” que se vive no país, refere o documento.
A perseguição aos cristãos no Iraque, sobretudo nas cidades do norte, tem provocado um “genocídio humano” e a saída em massa das populações das localidades onde atacam os militares radicais islâmicos.
D. Louis Raphael Sako, patriarca da Igreja Caldeia no Iraque, apelou à intervenção da comunidade internacional para por fim a uma situação que “vai de mal a pior”, como descrevia na última carta enviada onde descrevia a situação no país.
Esta quarta-feira, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé afirmou que o Papa Francisco segue com “grande preocupação” as “dramáticas notícias” sobre os conflitos no Iraque e pede à comunidade internacional que ponha fim “ao drama humanitário em curso”.
“As comunidades cristãs estão a ser particularmente atingidas: é um povo em fuga das próprias terras por causa da violência que nestes dias está a exasperar e a perturbar a região”, afirma o Vaticano numa declaração publicada na Sala de Imprensa.
A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre está a promover campanhas de solidariedade com os cristãos no Iraque, nomeadamente através da iniciativa “We are Christians”.
PR