Vaticano: Encontro «Pão e cérebro» debate condições da dignidade humana

Cidade do Vaticano, 05 nov 2013 (Ecclesia) – O cardeal Peter Turkson, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, disse que “é preciso redescobrir a solidariedade e fraternidade contra a fome e a pobreza”, na abertura do encontro “Pão e cérebro”, esta segunda-feira, no Vaticano.

“Para romper o ciclo vicioso da desnutrição física e mental, da pobreza e ignorância, não é suficiente uma boa pesquisa científica e sólidas políticas sociais destinadas a uma melhor educação, produção e distribuição de alimentos, a uma agricultura sustentável e segurança alimentar”, assinalou o cardeal Turkson na abertura do encontro promovido pela Academia Pontifícia das Ciências.

“É necessário redescobrir o sentido do humanismo cristão baseado na solidariedade e na fraternidade”, acrescentou o presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz no encontro na Casina Pio IV que termina esta quarta-feira.

O tema “Pão e cérebro”, segundo a Academia Pontifícia das Ciências, pretende alertar para o contributo das “novas tecnologias” no “alimento e na alimentação” e nos “efeitos que a pobreza e a desnutrição têm no desenvolvimento neurocognitivo, na educação e como superá-los”.

“Chegamos a um elevado nível de especialização que podem orientar os formuladores de políticas nas suas decisões para trazerem soluções para a emergência global de milhões de crianças privadas de alimentos, nutrientes e excluídos de educação, duas condições essencial para a dignidade humana”, acrescentam.

Para o cardeal Peter Turkson, os objetivos da Academia Pontifícia das Ciências evocam temas centrais da Doutrina Social da Igreja como “os direitos e necessidades humanas fundamentais, a dignidade humana, a justiça, a paz e o diálogo”.

“O encontro conta com a participação de especialistas de várias disciplinas”, destacou o portal de notícia do Vaticano.

News.VA/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top