“Há o desejo de prosseguir o diálogo institucional para favorecer a vida da Igreja Católica e o bem do povo chinês”
Cidade do Vaticano, 15 fev 2020 (Ecclesia) – Representante da Santa Sé encontra-se com ministro das relações externas da China, falaram da relação dos dois países e apontaramm o diálogo para favorecer as duas partes.
“Em especial, evidenciou-se a importância do Acordo Provisório sobre a nomeação dos Bispos, assinado em 22 de setembro de 2018, renovando o desejo de prosseguir o diálogo institucional em nível bilateral para favorecer a vida da Igreja Católica e o bem do povo chinês”, divulgou a Santa Sé em comunicado.
No encontro, realizado na Alemanha, à margem da Conferência sobre Segurança em Munique, o secretário das Relações com os Estados da Santa Sé, monsenhor Paul Richard Gallagher, e o conselheiro de Estado e ministro das Relações Externas da República Popular Chinesa, Wang Yi, realçaram o “encontro oficial” que não acontecia há 70 anos.
Ainda foi tema de destaque os esforços que estão a realizar “para debelar a epidemia de coronavírus e solidariedade à população atingida”.
Ainda na passada quarta-feira, na audiência geral, o Papa Francisco expressou a sua proximidade ao povo da República Popular Chinesa, dirigindo “uma oração pelos nossos irmãos chineses que padecem esta doença tão cruel. Que encontrem o caminho da cura o mais rápido possível”.
O encontro terminou com “votos por uma maior cooperação internacional a fim de promover a convivência civil e a paz no mundo e houve uma troca de considerações sobre o diálogo intercultural e os direitos humanos.”
SN