Cidade do Vaticano, 21 mai 2024 (Ecclesia) – A ‘Scholas Occurrentes’ e o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e das Caraíbas organizam o Encontro Nacional de Sentido, entre hoje e quinta-feira, de 21 a 23 de maio, no Vaticano, com a participação do Papa no último dia.
“Reitores das principais universidades do mundo, personalidades do mundo da cultura, da política e da tecnologia, jovens influentes nas suas comunidades e artistas virão à Cidade do Vaticano para procurar soluções concretas aos desafios da Universidade de Sentido, cuja gestão foi confiada pelo Papa Francisco ao Movimento Educativo Internacional Scholas Occurrentes”, pode ler-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Uma série de temas, “que são afetados pela crise global do significado contemporâneo”, nomeadamente a tecnologia, o ambiente e a saúde mental, vão ser abordados na iniciativa.
O Papa Francisco marca presença esta quinta-feira, dia 23 de maio, em que, pelas 15h00, na Vechia Aula do Sínodo, os participantes realizam uma apresentação das conclusões dos trabalhos.
Esta não é a primeira vez que a Scholas e a CAF colaboram juntas; entre outras experiências educativas destacam-se, como antecedentes imediatos, o lançamento da primeira escola Laudato Si, em maio de 2022, e ainda o Encontro Internacional de Cidades Eco-Educativas, organizado em maio de 2023.
A fundação pontifícia ‘Scholas Occurrentes’ é um movimento educativo internacional lançado globalmente em 2013 pelo Papa Francisco e assume o objetivo de “transformar a educação através de novas metodologias de aprendizagem, utilizando a tecnologia, o desporto e as artes para responder à sede de sentido do mundo”.
LJ/OC