Cidade do Vaticano, 01 mar 2013 (Ecclesia) – O Departamento Filatélico e Numismático do Vaticano emitiu quatro selos para assinalar o período de Sé vacante, que decorre desde quinta-feira, após a renúncia de Bento XVI, até à eleição de um novo Papa.
Os selos têm a imagem de um anjo, com o brasão da Câmara Apostólica, uma obra da artista italiana Daniela Longo, valores entre os 70 cêntimos e os 2,50 euros.
A tiragem inicial é de 230 mil séries completas e o conjunto dos 4 selos é vendido por 15 euros, sendo particularmente procurado por colecionadores.
Nos próximos meses vai ser emitida uma moeda comemorativa da Sé vacante, de 2 euros, com uma tiragem de 125 mil exemplares que terá o símbolo do cardeal camerlengo.
O Serviço de Informação do Vaticano (VIS) explica que esta emissão está prevista na convenção europeia para o Estado do Vaticano, pelo que em 2013 haverá duas moedas: uma para a Sé vacante e outra, a sair em abril, com a efigie de Bento XVI.
O Vaticano vai ainda cunhar 10 mil exemplares de uma moeda de prata, com o valor de 5 euros, para a Sé vacante, e uma moeda de ouro de 10 euros, para fins de coleção.
OC