Lisboa, 10 jan 2012 (Ecclesia) – O embaixador luso junto da Santa Sé afirmou esta segunda-feira que Bento XVI tem um “especial interesse” por Portugal, falando após um encontro do Papa, no Vaticano, com os membros do corpo diplomático.
“Na altura em que cumprimentei o Papa, transmiti-lhe a minha satisfação, que eu creio que é a satisfação de todos os portugueses, pela nomeação de mais um cardeal português. Disse ao Papa que via nisso o interesse com que ele olha para Portugal e acompanha a nossa situação”, disse Manuel Fernandes Pereira à Renascença.
Na última sexta-feira, Bento XVI anunciou que D. Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor da Santa Sé, irá ser criado cardeal no dia 18 de fevereiro.
“Isso mostra da parte do Papa um especial interesse pelo nosso país e por aquilo que nós representamos no seio da Cristandade e o papel importante que Portugal pode, deve e estou certo que vai desempenhar na resolução coletiva no sentido de uma economia e de umas finanças mais estáveis”, assinalou o embaixador.
No encontro com os embaixadores acreditados junto da Santa Sé, Bento XVI referiu-se à crise económica e social, reafirmando que esta pode ser uma oportunidade de mudança, palavras elogiadas pelo diplomata português.
RR/OC