Recorde os momentos que marcaram a sucessão ao pontificado de João Paulo II
Cidade do Vaticano, 19 abr 2018 (Ecclesia) – O portal de notícias do Vaticano evoca hoje o 13.º aniversário da eleição pontifícia de Bento XVI, atualmente Papa emérito.
O sucessor de João Paulo II foi conhecido a 19 de abril de 2005, numa eleição que decorreu ao quarto escrutínio do Conclave; a escolha recaiu sobre um dos mais estreitos colaboradores do Papa polaco.
“Na tarde de 19 de abril de 2005, a Praça São Pedro estava lotada de fiéis, o que acontecia desde o dia 2 de abril, quando faleceu o amado futuro santo João Paulo II, que guiou a Igreja por 26 anos, 5 meses e 17 dias”, recorda o ‘Vatican News’.
Às 17h56 locais (menos uma em Lisboa), da chaminé da Capela Sistina surgia fumo branco: os cardeais estavam reunidos há dois dias em Conclave e tinham escolhido o 262.º sucessor de São Pedro [Bento IX (século XI) desempenhou esta missão em três ocasiões diferentes].
O cardeal Joseph Ratzinger, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, era o novo Papa e escolheu o nome de Bento XVI.
Na audiência geral de 27 de abril de 2005, ele explicou a razão da sua escolha, evidenciando a coragem de Bento XV (1914-1922) em tempos de guerra e o compromisso pela paz, mas admitiu ter se inspirado também em São Bento de Núrsia, co-padroeiro da Europa, grande “Patriarca do monaquismo ocidental”.
No seu primeiro discurso como Papa, Bento XVI definiu-se como “um simples e humilde trabalhador na vinha do Senhor”, pedindo orações aos fiéis.
O Anuário Pontifício, do Vaticano, identifica 210 Papas do atual território italiano (109 de Roma), 16 da atual França, 11 gregos (todos até ao século VIII), seis sírios e cinco da Alemanha, o último dos quais Bento XVI.
Na última segunda-feira, o Papa emérito celebrou os seus 91 anos de idade, junto do seu irmão Georg.
OC
| Sete dos últimos 13 Papas da Igreja Católica tinham 65 anos ou menos no dia da sua eleição; Bento XVI, aos 78 anos, foi o Papa mais velho a ser escolhido desde 1730.
O Papa alemão apresentou a renúncia ao pontificado a 11 de fevereiro de 2013, por causa da sua “idade avançada”: nascido então há 85 anos e 10 meses, Joseph Ratzinger era o 7.º pontífice mais idoso da história da Igreja. |
