Pavilhão em Astana dedicado à defesa da «casa comum»
Cidade do Vaticano, 08 jun 2017 (Ecclesia) – O prefeito do dicastério vaticano para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, Cardeal Peter Turkson, chega hoje a Astana, Cazaquistão, para a inauguração da Expo 2017, sobre “O futuro da energia”.
A Santa Sé, que participa de Exposições universais desde 1851, está presente com um pavilhão intitulado ‘Energia para o bem comum. Cuidar da nossa Casa comum’, realizado com a participação da Igreja local.
“O pavilhão aprofunda o tema da energia, entendido como oportunidade para a promoção humana e a melhoria da ‘Casa comum’, baseado no uso equitativo e sustentável dos recursos naturais”, assinala uma nota divulgada pelo Vaticano.
A estrutura da Santa Sé utiliza instalações de caráter digital e acompanha os visitantes através de percursos fotográficos, artísticos, culturais e espirituais.
A proposta desenvolve-se em quatro áreas temáticas: “o amor de Deus como origem da criação do homem e da Terra; a energia como instrumento colocado nas mãos do ser humano, que nem sempre faz um uso adequado; a energia em prol do desenvolvimento integral da pessoa e do cuidado da Casa comum; e a força da espiritualidade com referência à oração, busca de sentido e diálogo inter-religioso”.
A inauguração da Expo 2017 acontece esta sexta-feira e o pavilhão da Santa Sé será inaugurado na manhã de sábado.
O cardeal Turkson permanece em Astana até domingo, 11, acompanhado pelo núncio apostólico no Cazaquistão, Quirguistão e Tadjiquistão, D. Francis Assisi Chullikatt.
O Dia Nacional da Santa Sé na Expo 2017 está programado para 2 de setembro.
OC