Vaticano e Vietname reforçam relações diplomáticas

Papa vai nomear representante não residente no país asiático

Bento XVI vai nomear um representante não residente no Vietname, um passo em frente no restabelecimento das relações diplomáticas entre o país asiático e a Santa Sé.

A decisão saiu do encontro do grupo de trabalho conjunto com delegados dos dois Estados, que decorreu a 23 e 24 de Junho no Vaticano.

O encontro destes dias foi presidido pelo subsecretário do Vaticano para as relações com os Estados, Mons. Ettore Balestrero, e pelo vice-ministro vietnamita dos Negócios Estrangeiros, Nguyên Quoc Cuong.

Segundo comunicado da Secretaria de Estado do Vaticano, “as duas delegações abordaram questões de interesse internacional e temas ligados às relações bilaterais entre a Igreja Católica e o Vietname”.

A delegação da Santa Sé “pediu que fossem garantidas condições que permitam à Igreja participar com mais eficácia no desenvolvimento do país, de modo particular no que diz respeito ao âmbito espiritual, educativo, de saúde, social e caritativo”.

A nota oficial destaca “progressos encorajadores em diversas áreas da vida católica no Vietname”.

Quanto às relações bilaterais, as duas delegações manifestaram “apreço pelo desenvolvimento positivo”, de modo especial, pelo encontro entre Bento XVI e o presidente do Vietname, Nguyên Minh Triet, em Dezembro de 2009.

Ambas as delegações decidiram a realização de um terceiro encontro conjunto, no Vietname, em data a ser ainda estabelecida pelos canais diplomáticos.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR