Cidade do Vaticano, 02 abr 2024 (Ecclesia) – O Dicastério para a Doutrina da Fé (Santa Sé) vai publicar a 8 de abril uma nova declaração sobre a dignidade humana, anunciou hoje o Vaticano.
A “Dignitas infinita” (dignidade infinita) será apresentada, em conferência de imprensa, no mesmo dia, pelo cardeal Víctor Manuel Fernández, prefeito do Dicastério, por Mons. Armando Matteo, secretário da secção doutrinal do Dicastério, e pela professora Paola Scarcella, docente universitária e responsável pela Catequese para pessoas com deficiência da comunidade católica de Santo Egídio.
Nos últimos meses, o Dicastério para a Doutrina da Fé emitiu vários documentos em resposta a perguntas de bispos ou cardeais sobre diversas questões: a possibilidade de as pessoas transgénero receberem o Batismo, a proibição de os católicos aderirem à maçonaria, a colocação das cinzas dos mortos ou o incentivo às mães solteiras para acederem aos Sacramentos.
No dia 18 de dezembro de 2023, o mesmo organismo publicou o documento doutrinal Fiducia Supplicans, que abre a possibilidade de abençoar casais em situação “irregular”.
OC