A Sala de Imprensa do Vaticano anunciou esta Quarta-feira algumas estatísticas referentes a Chipre, primeiro país que Bento XVI vai visitar a seguir à viagem que realizou a Portugal entre 11 e 14 de Maio.
De 4 a 6 de Junho, o Papa vai estar num país que, segundo dados do final de 2008, é composto por perto de 800 mil habitantes, dos quais 25 mil são católicos – pouco mais de três por cento da população.
O Chipre, ilha do Mediterrâneo oriental, é constituído por uma diocese e treze paróquias, que têm ao seu serviço dois bispos, 12 padres diocesanos e 18 pertencentes a congregações, 12 religiosos e 42 religiosas, assim como um seminarista.
A Igreja é responsável por 18 escolas primárias e pré-primárias e quatro do ensino secundário, frequentadas por cerca de 6300 estudantes, além 12 unidades de saúde.
No passado mês de Abril, O Vaticano divulgou o programa da viagem de Bento XVI ao Chipre, que vai decorre entre 4 e 6 de Junho.
Esta pretende ser uma “viagem ecuménica” no coração do leste do Mediterrâneo, com um olhar sobre todas as Igrejas orientais tendo em vista o próximo Sínodo dos Bispos sobre o Médio Oriente.
O Papa vai visitar a sede arquidiocesana ortodoxa de Nicósia, no dia 5, e almoçará com o arcebispo Crisóstomo II.
A 6 de Junho, Bento XVI preside à Missa por ocasião da publicação do instrumento de trabalho da Assembleia Especial para o Médio Oriente do Sínodo dos Bispos, que decorrerá em Roma, no próximo mês de Outubro.
Programa
Sexta-feira, 4 de Junho de 2010
(Itália. Hora local, menos uma em Lisboa)
09h30 – Saída do Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci de Fiumicino (Roma) para Paphos
(Chipre. Hora local, menos duas em Lisboa)
14h00 – Chegada ao Aeroporto Internacional de Paphos. Cerimónia de boas-vindas. Discurso
15h15 Chegada à igreja de Agia Kiriaki Chrysopolitissa de Paphos
15h30 Celebração Ecuménica na área arqueológica da igreja. Discurso
Sábado, 5 de Junho de 2010
Nicosia
09h15 – Visita de cortesia ao Presidente da República no Palácio Presidencial de Nicosia
09h45 – Encontro com as Autoridades civis e com o Corpo Diplomático no jardim do Palácio. Discurso
10h45 – Encontro com a comunidade católica de Chipre no Campo Desportivo da Escola Básica de São Maron de Nicósia. Discurso
12h15 – Visita de cortesia a Crisóstomo II, Arcebispo de Chipre na Arquidiocese Ortodoxa de Nicósia. Saudação
13h30 – Almoço com Crisóstomo II e com as respectivas delegações na Arquidiocese Ortodoxa de Nicósia
17h30 – Missa com sacerdotes, religiosos, religiosas, diáconos, catequistas e exponentes de movimentos eclesiais de Chipre na igreja paroquial latina da Santa Cruz de Nicósia. Homilia
Domingo, 6 de Junho de 2010
09h30 – Missa por ocasião da publicação do Instrumentum Laboris da Assembleia Especial para o Médio Oriente do Sínodo dos Bispos, no Palácio dos Desportos Eleftheria, de Nicósia. Homilia
Recitação do Angelus
13h00 – Almoço com os Patriarcas e os Bispos do Conselho Especial para o Médio Oriente do Sínodo dos Bispos, com Crisóstomo II e com os membros da comitiva papal na Nunciatura Apostólica de Nicósia
16h00 – Despedida da Nunciatura
16h30 – Visita à Catedral maronita do Chipre, em Nicósia. Saudação
Larnaca
17h45 – Cerimónia de despedida no Aeroporto Internacional. Discurso
18h15 – Saída para Roma
(Itália. Hora local, menos uma em Lisboa)
20h45 – Chegada ao Aeroporto de Ciampino (Roma)