Vaticano: Dicastério para a Doutrina da Fé publica declaração que possibilita «abençoar casais em situação irregular e casais do mesmo sexo»

«Sem validar oficialmente o seu estatuto ou alterar de alguma forma o ensinamento perene da Igreja sobre o matrimónio», lê-se no documento da Santa Sé

Sede da Congregação para a Doutrina da Fé.
Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 18 dez 2023 (Ecclesia) – O Dicastério para a Doutrina da Fé (Santa Sé) publicou hoje uma declaração, aprovada pelo Papa Francisco, que permite “abençoar casais em situação irregular e casais do mesmo sexo” mas “permanece firme na doutrina da Igreja sobre o casamento”.

“Esta declaração permanece firme na doutrina tradicional da Igreja sobre o casamento, não permitindo qualquer tipo de rito litúrgico ou bênção semelhante a um rito litúrgico que possa criar confusão”, explica o prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, na apresentação do novo documento, divulgado hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

Segundo o cardeal Victor Manuel Fernández, o valor da declaração ‘Fiducia supplicans’ é oferecer “uma contribuição específica e inovadora ao significado pastoral das bênçãos”, permitindo ampliar e enriquecer a compreensão clássica das bênçãos, “que está intimamente ligada a uma perspetiva litúrgica”, a reflexão teológica, “baseada na visão pastoral do Papa Francisco”, implica um verdadeiro desenvolvimento a partir do que foi dito sobre as bênçãos no Magistério e nos textos oficiais da Igreja.

“É precisamente neste contexto que se pode compreender a possibilidade de abençoar os casais em situação irregular e os casais do mesmo sexo, sem validar oficialmente o seu estatuto ou alterar de alguma forma o ensinamento perene da Igreja sobre o matrimónio”, acrescenta.

O prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé refere que esta declaração pretende ser também uma “homenagem ao Povo fiel de Deus, que adora o Senhor com tantos gestos de profunda confiança na sua misericórdia” e que, com esta confiança, pede “constantemente a bênção da Mãe Igreja”.

O segundo capítulo do documento, dos parágrafos 7 ao 30, analisa o significado das várias bênçãos, que têm como destino pessoas, objetos de devoção, lugares de vida, e explica, “de um ponto de vista estritamente litúrgico”, que a bênção exige que o que é abençoado “esteja em conformidade com a vontade de Deus expressa nos ensinamentos da Igreja”.

No capítulo seguinte, o terceiro, do parágrafo 31 ao 41, esclarece que, para evitar “qualquer forma de confusão e escândalo”, quando um casal irregular ou do mesmo sexo pede uma bênção, esta “nunca será realizada ao mesmo tempo que os ritos civis de união ou mesmo em conexão com eles, nem mesmo com as roupas, os gestos ou as palavras próprias de um casamento”.

D. Victor Manuel Fernández contextualiza que a declaração ‘Fiducia supplicans’ considera várias questões que chegaram ao dicastério nos últimos anos, e, ao preparar o documento, este organismo da Santa Sé “consultou especialistas, empreendeu um cuidadoso processo de redação” e discutiu o texto no Congresso da Secção Doutrinária do Dicastério, adiantando também que durante esse período, “o documento foi discutido com o Santo Padre”, que também reviu o texto e “o aprovou com a sua assinatura”.

Foto: Vatican Media

O colaborador do Papa refere ainda que quando estudavam o tema da nova declaração, foi divulgada uma resposta de Francisco “às Dubia de alguns cardeais”, o que também “forneceu esclarecimentos importantes para esta reflexão e representa um elemento decisivo para o trabalho do Dicastério”.

O Papa divulgou, na antevéspera do início da próxima assembleia sinodal, no dia 2 de outubro, as suas respostas a questões (dubia) de cinco cardeais sobre temas como a sinodalidade, ordenação sacerdotal de mulheres ou uniões homossexuais: “Não podemos transformar-nos em juízes que apenas nega, recusam, excluem”.

Na quinta-feira, dia 14 de dezembro, o Dicastério para a Doutrina da Fé publicou uma carta em que convida as comunidades católicas a promover o acesso de mães solteiras aos sacramentos.

CB

 

Partilhar:
Scroll to Top