Vaticano: Depois dos duches, chegou barbearia para os sem-abrigo de Roma

Espaço abriu na colunata da Praça de São Pedro

Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano

Cidade do Vaticano, 16 fev 2015 (Ecclesia) – Os sem-abrigo que dormem nos arredores da Praça de São Pedro têm a partir de hoje um serviço de barbearia oferecido pelo Vaticano com o apoio de voluntários.

O espaço, sob a colunata direita, foi inaugurado às 09h00 (menos uma em Lisboa), com a presença de cerca de uma dezena de interessados, homens e mulheres, e sob vigilância policial, destinada a manter a privacidade dos utentes e evitar a recolha de imagens fotográficas.

A barbearia junta-se assim aos três duches que tinham sido instalados em novembro de 2013 e posteriormente renovados, por iniciativa do braço direito do Papa para este setor, o esmoler pontifício, D. Konrad Krajewski.

D. Konrad Krajewski refere em comunicado que o trabalho foi feito com "grande sobriedade e dignidade", oferecendo "a máxima higiene" e conforto.

O serviço de barbearia está disponível, numa fase inicial, às segundas-feiras e é assegurado por voluntários e por estudantes de último ano de uma escola profissional de Roma.

Alguns sem-abrigo que pernoitaram junto da sala de imprensa da Santa Sé eram, esta manhã, o foco da atenção da imprensa, que ao longo dos últimos dias procurou testemunhos sobre a iniciativa do Papa, considerada por José e Gregório, polacos, como mais um gesto de quem "faz tudo para ajudar os estrangeiros".

Em dezembro, o pontífice argentino quis assinalar o seu 78.º aniversário com a oferta de sacos-camas a cerca de 400 sem-abrigo de Roma, através do arcebispo polaco; semanas, ofereceu também guarda-chuvas para ajudar os que estão na rua a enfrentar o rigor do inverno romano.

OC

Partilhar:
Scroll to Top