Vaticano: D. Manuel Clemente nomeado membro do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais

Bispo do Porto é um dos 10 nomes que hoje se juntam ao organismo responsável pelo acompanhamento dos media, na Santa Sé

Cidade do Vaticano, 29 dez 2011 (Ecclesia) – O bispo do Porto, D. Manuel Clemente, foi hoje nomeado por Bento XVI como membro do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais (CPCS), revelou a Santa Sé, em comunicado.

O prelado, nascido em julho de 1948, é atualmente vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e presidiu, entre 2005 e 2011, à Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

Além de D. Manuel Clemente, foram nomeados outros nove membros e 11 consultores para o organismo da Santa Sé que tem como missão promover “a ação da Igreja e dos fiéis nas múltiplas formas da comunicação social”.

Este Conselho Pontifício promove ainda a celebração Dia Mundial das Comunicações Sociais, instituída pelo Concílio Vaticano II (Decreto ‘Inter Mirifica’, 1963).

Em 2006, o Papa tinha nomeado como consultor do mesmo Conselho o sacerdote português António Rego, antigo diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.

Bispo do Porto desde 2007, D. Manuel Clemente foi antes auxiliar do Patriarcado de Lisboa (ordenação episcopal em janeiro de 2000), colaborando habitualmente com o programa ECCLESIA (RTP2) e a RR.

O prelado foi já distinguido com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, atribuída pela Presidência da República Portuguesa (2010), e o Prémio Pessoa (2009).

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR