Vaticano: D. José Avelino Bettencourt é o novo núncio apostólico na Arménia

Arcebispo luso-canadiano vai ser ordenado a 19 de março

Cidade do Vaticano, 01 mar 2018 (Ecclesia) O Papa Francisco nomeou hoje como núncio apostólico (representante diplomático da Santa Sé) na Arménia o arcebispo luso-canadiano D. José Avelino Bettencourt, de 55 anos, chefe de protocolo da Secretaria de Estado do Vaticano desde 2012.

O responsável tinha sido nomeado arcebispo e núncio no último dia 26 de fevereiro.

Em declarações à Agência ECCLESIA, D. José Avelino Bettencourt agradeceu então a “grande confiança” do Papa e sublinhou a “proximidade” de Francisco, neste seu percurso, que o vai levar a servir populações de outras nações.

A ordenação episcopal vai acontecer na Basílica de São Pedro, a 19 de março, pelas 17h00 locais (menos uma em Lisboa), na solenidade de São José, com presidência do Papa Francisco, no dia em que assinalam 5 anos do início oficial do seu pontificado.

O Papa atribuiu ao arcebispo, simbolicamente, a titularidade da antiga diocese de Cittanova, no território da Croácia.

D. José Avelino Bettencourt, diplomata de carreira da Santa Sé, é natural dos Açores, tendo acompanhado a sua família que emigrou para o Canadá, onde foi ordenado padre em 1993, fazendo parte do presbitério de Otava.

O sacerdote frequentou a Academia Eclesiástica em Roma, tendo-se formado em Direito Canónico, e entrou no serviço diplomático da Santa Sé em 1999.

Depois de ter trabalhado na representação diplomática da Santa Sé na República Democrática do Congo, D. José Bettencourt passou à secção para as relações com os Estados, do Vaticano.

Em 2013, D. José Bettencourt foi condecorado pelo presidente Aníbal Cavaco Silva com a Comenda da Ordem Militar de Cristo; é cónego honorário da Sé de Angra (Açores) desde março de 2015.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR