Cidade do Vaticano, 21 dez 2011 (Ecclesia) – Três crianças coreanas vão marcar presença na ‘missa do galo’ a que Bento XVI vai presidir, sábado à noite, no Vaticano, e uma delas vai ler uma intenção da oração dos fiéis, na sua língua.
Segundo a Rádio Vaticano, as outras duas crianças vão receber a Comunhão das mãos do Papa e participam também na apresentação dos dons, levando ao altar flores para serem colocadas junto da imagem do Menino Jesus.
As crianças estiveram hoje na audiência geral que decorreu na sala Paulo VI, do Vaticano, tendo oferecido a Bento XVI um fascículo com cartas de 33 crianças católicas coreanas com os respetivos desenhos, em homenagem ao Papa pelo sexagésimo aniversário da sua ordenação presbiteral.
Um comunicado da Embaixada da Coreia do Sul junto da Santa Sé revela que se tratam dos vencedores de um concurso promovido por esta representação diplomática, juntamente com o jornal católico coreano ‘Pueonghwa Shinmun’ (Jornal da Paz), da arquidiocese de Seul, na qual participaram 1200 crianças de todo o país.
A ‘missa do galo’, na véspera de Natal, vai iniciar-se no Vaticano às 22h00 locais (menos uma em Lisboa) e inclui uma oração em português, na qual se pede que “que os corações de todos sejam repletos de fé e de esperança e se abram à compaixão e à generosidade”.
Os participantes na missa, transmitida para dezenas de países, incluindo Portugal (RTP2), vão também pedir que os povos do mundo se liguem por “vínculos de estima, de solidariedade, de justiça e de paz” na referida oração em coreano.
RV/OC