Vaticano convida à amizade e cooperação entre católicos e hindus

Conselho Pontifício envia mensagem pela celebração da festa do Diwali

O Vaticano convidou católicos e hindus a reforçarem laços de “amizade e cooperação”, numa mensagem pela celebração da festa do Diwali.

Esta celebração anual do calendário hindu festeja a verdade sobre a mentira, a luz sobre a escuridão e a vida sobre a morte.

O presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis Tauran, assina o documento em que se deixam votos de um crescimento do “respeito e da confiança recíprocas” entre os fiéis das duas religiões.

Para o Cardeal francês, “a dignidade implica o direito inalienável de cada indivíduo a ser protegido da violência, de qualquer tipo, da negligência e da indiferença”.

“O respeito mútuo é, portanto, um dos fundamentos da coexistência pacífica e do progresso na sociedade”, acrescenta.

Numa mensagem com sete pontos, o Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso apela a “redobrar a cooperação e acções comuns”.

“Que todos os que, em comum, temos no coração o bem-estar de todas as pessoas e comunidades, possamos dar uma maior visibilidade, por todos os meios à nossa disposição, a esta cultura que promove o respeito, a confiança e a cooperação”, conclui o documento.

Diwali (Deepavali ou Deepawali) é uma importante festa hindu, conhecida também como o festival das luzes, simboliza a destruição das forças do mal. Este ano a festa será assinalada a 5 de Novembro pela maioria dos hindus.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top