Cidade do Vaticano, 29 nov 2011 (Ecclesia) – O Conselho Pontifício para a Família (CPF) promove, a partir de hoje, a sua 20ª assembleia plenária, que este ano terá como tema os 30 anos da exortação apostólica “Familiaris consortio”, de João Paulo II.
O cardeal Ennio Antonelli, presidente do Conselho, referiu, na apresentação do evento, que após 30 anos de atividades deste dicastério da Cúria Romana, a situação da família encontra-se ainda numa situação de “grande dificuldade”.
O CPF foi criado por João Paulo II a 13 de maio de 1981, dia do atentado contra a sua vida, na Praça de São Pedro, Vaticano.
No mesmo ano, o beato polaco assinou a exortação “Familiaris consortio“, sobre a família, que para o presidente do CPF mantém a sua “fecundidade espiritual”, em particular num momento de “banalização” das relações afetivas humanas.
A assembleia conta com a participação dos organizadores do próximo Encontro Mundial das Famílias em Milão (2012), Itália, e do novo arcebispo dessa diocese, cardeal Angelo Scola.
Na conclusão da plenária do CPF, quinta-feira, os participantes vão ser recebidos em audiência por Bento XVI, para entregar-lhe uma cópia das catequeses preparatórias para o encontro de Milão.
Este ano, além das edições em italiano, espanhol, inglês, francês, alemão, polaco e português, foram realizadas edições também em húngaro, romeno e árabe.
RV/OC