Vaticano: Conselho Pontifício da Cultura assinala 30 anos com encontro sobre criatividade na Igreja

Iniciativa contou com a presença do atual presidente do dicastério e do seu antecessor

Roma, 14 jun 2012 (Ecclesia) – O Conselho Pontifício da Cultura, que em 2012 completa 30 anos, organizou esta terça-feira, em Roma, um colóquio dedicado ao tema “Pastoral das culturas: trabalho criativo permanente”.

O encontro contou com as presenças do atual presidente do dicastério, o cardeal italiano Gianfranco Ravasi, e do cardeal francês Paul Poupard, que o antecedeu no cargo, revela a Rádio Vaticano.

Na jornada, dividida entre passado, presente e futuro do Conselho, foi apresentado um DVD sobre o aniversário do organismo criado em 1982 pelo beato João Paulo II que tem como objetivo promover o encontro entre a mensagem cristã e as culturas contemporâneas.

“Desde o início do meu pontificado, considerei que o diálogo da Igreja com as culturas do nosso tempo é um campo vital, no qual está em jogo o destino do mundo neste final do século XX”, escreveu o Papa polaco na carta de fundação do Conselho, datada de 20 de maio de 1982.

O primeiro responsável do dicastério, cardeal Poupard, recordou que uma das principais tarefas foi restabelecer a relação entre ciência e fé, abalada desde os tempos de Galileo Galilei (1564-1642).

“A Igreja não nos ensina como o céu é feito mas como chegar até ele. Cada ciência deve respeitar a própria competência”, sublinhou.

O cardeal Gianfranco Ravasi destacou uma das últimas iniciativas promovidas pelo Conselho, o Átrio dos Gentios, espaço aberto a fiéis e ateus idealizado por Bento XVI.

“O horizonte no qual nos movemos possui trajetórias infinitas. Por sua própria natureza os dicastérios vaticanos são internacionais. Por isso é fundamental cultivar as diversidades que subsistem apesar da globalização”, frisou.

SNPC/RJM

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR