Vaticano: Conselho de Cardeais analisa funcionamento dos Tribunais

Cidade do Vaticano, 15 fev 2017 (Ecclesia) – O conselho consultivo de cardeais do Papa Francisco, para a reforma da Cúria Romana, concluiu hoje a sua 18ª reunião, tendo analisado vários organismos do governo central da Igreja Católica.

Os trabalhos, iniciados esta segunda-feira, examinou a “Diaconia da Justiça”, ou seja o trabalho dos vários Tribunais – Penitenciaria Apostólica, Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica e o Tribunal da Rota Romana.

A vice-diretora da sala de imprensa da Santa Sé, Paloma García Ovejero, apresentou aos jornalistas os resultados deste encontro, que começou com uma intervenção do coordenador do chamado C9, cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, manifestando “total apoio” ao Papa, numa referência indireta às críticas anónimas dirigidas a Francisco por meio de cartazes espalhados pela cidade de Roma.

O conselho prosseguiu a análise dos vários organismos da Cúria Romana, em especial da Congregação para a Evangelização dos Povos, a Congregação para as Igrejas Orientais e o Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso.

O cardeal George Pell falou do trabalho da Secretaria para a Economia, que dirige, face à “reforma económica” solicitada pelo Papa, com especial atenção à “atividade de formação dos funcionários e aos recursos humanos”.

Já o prefeito da Secretaria para a Comunicação, monsenhor Dario Edoardo Viganò, apresentou a situação atual da reforma no setor dos media da Santa Sé, com a incorporação da Rádio Vaticano e do Centro Televisivo Vaticano no novo organismo.

A próxima reunião do C9 será realizada nos dias 24, 25 e 26 de abril.

OC

Partilhar:
Scroll to Top