Vaticano: Congresso internacional debate acompanhamento de idosos em fim de vida

Iniciativa da Academia Pontifícia para a Vida

Cidade do Vaticano, 05 mar 2015 (Ecclesia) – A Academia Pontifícia para a Vida (Santa Sé) vai promover entre hoje e sábado um encontro sobre a assistência médica no fim da vida, com o tema ‘Assistência ao idoso e terapias paliativas’.

O programa inclui abordagens a aspetos específicos como a “atenção médica” aos idosos com doenças “crónicas e degenerativas” ou as diretrizes éticas para um “bom acompanhamento dos idosos que estão próximos da morte”.

Segundo a Rádio Vaticano, na primeira sessão os participantes vão debater o “uso e abuso de analgésicos” nas terapias paliativas, os cuidados de enfermagem ou o “processo de decisões clínicas”.

“As diretrizes éticas do acompanhamento à morte e o respeito da dignidade, evitando formas de abandono ou eutanásia”, vão ser analisadas no segundo dia do encontro.

Ainda neste dia, a Sala Nova do Sínodo, recebe um debate aberto ao público para que estudantes, profissionais de saúde e da pastoral debatam a terceira idade de diferentes

A espiritualidade do idoso nos últimos anos, aspetos legais do final da vida, os cuidados pastorais e o papel da família são as conferências de encerramento do encontro da Academia Pontifícia para a Vida.

O presidente desta instituição, D. Ignácio Carrasco de Paula, refere à Rádio Vaticano que é preciso dar “esperança” aos doentes crónicos e que no caso dos idosos, estes merecem “cuidados específicos para aliviar os sintomas da sua fase de envelhecimento”.

“Torna-se urgente estabelecer, sob o ponto de vista espiritual, uma pastoral específica para a terceira idade, sobretudo na sua fase terminal”, acrescenta.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top