Organismo da Santa Sé aponta «numerosos erros e ambiguidades» em livro assinado pela irmã Margaret A. Farley
Cidade do Vaticano, 04 jun 2012 (Ecclesia) – A Congregação para a Doutrina da Fé publicou hoje uma notificação denunciando “graves problemas” no livro ‘Just Love” (Só amor), obra da religiosa norte-americana Margaret A. Farley que aborda vários temas da moral sexual.
No documento, o organismo da Santa Sé critica a antiga superiora geral da congregação ‘Sisters of Mercy of the Americas’ (Irmãs da Misericórdia das Américas) por não apresentar “uma compreensão correta do papel do Magistério da Igreja” neste campo e aponta “numerosos erros e ambiguidades” nas posições a respeito “da masturbação, dos atos homossexuais, das uniões homossexuais, da indissolubilidade do matrimónio e do problema do divórcio e das segundas núpcias”.
A Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) “expressa profundo pesar” pelo facto de um membro de um Instituto de Vida Consagrada afirmar “posições em contradição direta com a doutrina católica no âmbito da moral sexual”.
Neste sentido, o organismo da Santa Sé “previne os fiéis de que o livro ‘Just Love. A Framework for Christian Sexual Ethics’ [2006] não é conforme à doutrina da Igreja e portanto não pode ser utilizado como válida expressão da doutrina católica nem para a direção espiritual e formação, nem para o diálogo ecuménico e inter-religioso”.
A notificação, assinada pelo cardeal William Levada, prefeito da CDF foi aprovada pelo Papa a 16 de março de 2012.
OC