Vaticano: Comissão Teológica Internacional publica documento sobre violência religiosa e monoteísmo

Cidade do Vaticano, 16 jan 2014 (Ecclesia) – A Comissão Teológica Internacional divulgou hoje um documento intitulado ‘Deus Trindade, unidade dos homens – o monoteísmo cristão contra a violência’.

A publicação resulta um estudo levado a cabo nos últimos cinco anos sobre diversos aspetos do discurso cristão acerca de Deus e debruça-se de modo particular sobre “as teorias, segundo as quais existe uma relação necessária entre o monoteísmo e a violência, de modo particular as guerras de religião, exigindo assim um esclarecimento teológico específico”.

A discussão em torno desta suposta relação entre monoteísmo e violência, refere a apresentação do documento, “revelou numerosos motivos de incompreensão da doutrina religiosa, a ponto de obscurecer o autentico pensamento cristão do único Deus”.

Articulado em cinco capítulos, distribuídos por uma centena de páginas, o texto elaborado por uma subcomissão foi debatido durante as sessões plenárias da Comissão entre 2009 e 2013.

“Formulamos a nossa reserva crítica em face de uma simplificação cultural que reduz a alternativa à escolha entre um monoteísmo necessariamente violento e um politeísmo supostamente tolerante”, escrevem os responsáveis pela publicação, disponível em português no site da revista italiana ‘La Civiltà Cattolica’.

OC

Partilhar:
Scroll to Top