Vaticano: Comissão Teológica Internacional com mais mulheres

Cidade do Vaticano, 24 set 2014 (Ecclesia) – A Comissão Teológica Internacional (CTI), organismo ligado à Santa Sé, vai ter uma nova constituição para o quinquénio 2014-2019 que inclui cinco mulheres (eram duas em 2004-2009), duas religiosas e três leigas, e representantes dos cinco continentes.

“Este importante aumento da presença feminina, que constitui mais de 16 por cento na composição da Comissão, é um sinal de um compromisso cada vez mais qualificado das mulheres no âmbito das ciências teológicas”, assinala a CTI, em comunicado publicado pelo jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’.

A Comissão Teológica Internacional, criada pelo Papa Paulo VI em 1969, tem como missão “coadjuvar a Santa Sé, e em particular a Congregação para a Doutrina da Fé, no exame das questões doutrinais de maior importância e atualidade”.

Nesse sentido, engloba teólogos de diversas escolas e nações, nomeados pelo Papa sob proposta do prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e depois de uma consulta das conferências episcopais.

Além dos 14 representantes da Europa, cinco são da América do Sul, quatro da Ásia, três da África, três da América do Norte e um da Austrália.

A primeira reunião dos novos membros está prevista na sessão plenária que vai ter lugar na Congregação para a Doutrina da Fé de 1 a 5 de dezembro de 2014.

A Comissão Teológica Internacional renovou e atualizou a sua página internet e agora, conservando a sua documentação no site oficial da Santa Sé, abre um novo acesso em www.cti.va, para uma consulta mais fácil.

OC

Partilhar:
Scroll to Top