Iniciativa visa promover maior «transparência e eficiência»
Cidade do Vaticano, 31 jan 2014 (Ecclesia) – A Comissão Pontifícia de Estudo e de Orientação sobre a organização da estrutura económico-administrativa da Santa Sé, criada pelo Papa Francisco, anunciou hoje a abertura de uma investigação a instituições da área da saúde.
Um comunicado divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé anuncia o início de “duas diligências”, com a colaboração dos responsáveis máximos do Hospital Pediátrico ‘Bambino Gesù’ e da Fundação ‘Casa Sollievo della Sofferenza’, uma obra iniciada por São Pio de Pietrelcina, na Itália.
A referida Comissão Pontifícia vai proceder a um exame de processos “económicos, administrativos e de gestão” das duas instituições clínicas, para “poder completar corretamente o quadro de reconhecimento geral dos aspetos financeiros e organizacionais das entidades que se referem à Santa Sé”.
“Os dados obtidos vão servir para que a comissão proponha recomendações oportunidades, a fim de melhorar os modelos de gestão e garantir transparência e eficiência no cumprimento do nobre mandato de tutela e salvaguarda da saúde e da vida humana”, acrescenta o comunicado.
O processo foi confiado a duas empresas internacionais de consultoria e auditoria.
OC