Balanço apresentado a conselho de cardeais foi tornado público pela Santa Sé
Cidade do Vaticano, 04 jul 2013 (Ecclesia) – O Vaticano revelou hoje o balanço financeiro consolidado dos organismos da Santa Sé e do governo do Estado, com um lucro conjunto superior a 25 milhões de euros em 2012.
O documento foi tornado público após a reunião anual do conselho de cardeais para o estudo dos problemas organizacionais e económicos da Santa Sé, que teve lugar no Vaticano entre terça e quarta-feira, sob a presidência do secretário de Estado, cardeal Tarcísio Bertone.
O Papa Francisco reuniu-se com os participantes, na quarta-feira, reafirmando as finalidades e a utilidade do conselho e convidando-os a continuarem estes “encontros mais periódicos”, destaca o comunicado.
O balanço da Santa Sé, órgão central de governo da Igreja Católica, fechou em 2012 com um lucro cerca de 2 milhões e 200 mil euros, “graças, sobretudo, à boa gestão financeira”.
Entre os gastos mais salientes, encontram-se os relativos às despesas com os 2823 funcionários, os meios de comunicação social e as novas taxas sobre os imóveis.
Quanto ao Estado da Cidade do Vaticano, apresentou um lucro de 23 milhões de euros em 2012, mais um milhão do que em 2011, “apesar do clima económico global”.
Esta administração independente tem 1936 empregados ligados à gestão estatal.
O Instituto para as Obras de Religião (IOR), conhecido como ‘Banco do Vaticano’, ofereceu ao Papa um montante de 50 milhões de euros “para o sustento do seu ministério apostólico e da caridade”.
Nestes dois dias de reunião, os cardeais refletiram sobre os dados do Balanço de 2012, “constatando os resultados positivos e encorajando a necessária reforma para reduzir os custos mediante uma obra de simplificação e racionalização dos organismos existentes”.
Os participantes apelaram ainda a uma “programação mais atenciosa” das atividades de todas as administrações.
Os donativos ao Papa no chamado ‘Óbolo de São Pedro’ desceram 11,91 por cento, de 69,7 para 65,9 milhões de dólares (50 milhões de euros).
OC