Cidade do Vaticano, 27 jun 2013 (Ecclesia) – O Centro Televisivo do Vaticano (CTV) e o Canal 21, da Arquidiocese de Buenos Aires, assinaram hoje um protocolo que vai permitir a distribuição, na Itália e na Europa, do arquivo da emissora argentina relativo ao cardeal Bergoglio.
A decisão foi apresentada em conferência de imprensa, com a participação de D. Claudio Maria Celli, presidente do Conselho de Administração do CTV, monsenhor Dario Viganó, diretor geral do CTV, e Julio Rimoldi, diretor do Canal 21.
Segundo o diretor do CTV, Francisco comentou o acordo, dizendo “que se trata “de um modo concreto de fazer conhecer na Itália e na Europa, a realidade da Igreja de Buenos Aires”.
O Papa argentino, antigo arcebispo da capital deste país sul-americano, observou ainda que “o uso das imagens ajuda a construir pontes e a conhecer modalidades de ser Igreja nas várias latitudes do mundo”.
Monsenhor Dario Viganó explicou que o CTV tem agora “muitíssimas imagens do cardeal Bergoglio quando visitava os bairros pobres e as favelas, durante as celebrações das missas, mas também uma série de transmissões sobre o diálogo inter-religioso”.
O Centro Televisivo Vaticano abordou ainda o processo de digitalização dos sinais televisivos, em colaboração com a Sony, que prevê agora a realização de uma nova sala de controlo, na sede da emissora pontifícia.
OC