Papa convidou jovens peregrinos da JMJ Lisboa 2023 a preparar encontro com gesto de atenção aos mais velhos
Cidade do Vaticano, 05 jul 2023 (Ecclesia) – O Vaticano anunciou hoje a concessão de indulgência plenária a todos os que participarem nas celebrações liturgias do Dia Mundial dos Avós e a quem visitar um idoso sozinho, presencialmente ou por via digital.
O III Dia Mundial dos Avós e Idosos, celebração instituída pelo Papa Francisco, vai assinalar-se a 23 de julho, com uma Missa na Basílica de São Pedro (10h00 locais, menos uma em Lisboa) e Eucaristias nas dioceses de todos os continentes.
A Penitenciaria Apostólica divulgou um decreto, esta manhã, concedendo a “Indulgência Plenária aos fiéis que dedicarem tempo para visitar pessoalmente ou virtualmente, através dos meios de comunicação, os irmãos idosos necessitados ou em dificuldade”.
A indulgência é definida no Código de Direito Canónico (cf. cân. 992) e no Catecismo da Igreja Católica (n.º 1471) como “a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada”, que o crente obtém em “certas e determinadas condições pela ação da Igreja”.
Na sua mensagem para o Dia Mundial dos Avós, o Papa desafia os jovens que se preparam para a JMJ Lisboa 2023 a visitar os mais velhos.
“A vós, jovens, que estais a preparar-vos para partir para Lisboa ou que vivereis a Jornada Mundial da Juventude na própria localidade, quero dizer: antes de sair para a viagem, ide visitar os vossos avós, fazei uma visita a um idoso sozinho”, pede Francisco.
‘A sua misericórdia se estende de geração em geração’, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1, 50) é o tema que o Papa escolheu para este ano.
O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos pretende ser “um pequeno e delicado sinal de esperança para eles e para a Igreja inteira”, precisa Francisco, de 86 anos.
A mensagem sugere gestos concretos de companhia, para “abraçar os avós e os idosos”.
O Papa destaca a “proximidade estupenda” entre a celebração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos e a Jornada Mundial da Juventude: O Senhor espera que os jovens, ao encontrar os idosos, acolham o apelo a guardar as memórias e reconheçam, graças a eles, o dom de pertencerem a uma história maior. A amizade duma pessoa idosa ajuda o jovem a não cingir a vida ao presente e a lembrar-se que nem tudo depende das suas capacidades”.
OC