Vaticano: Católicos e muçulmanos juntos contra guerra na Síria

Reunião de comissão bilateral decorreu em Roma

Cidade do Vaticano, 26 jun 2013 (Ecclesia) – A Comissão de Ligação Islâmico-Católica, que reúne crentes das duas confissões, publicou hoje o comunicado final do seu último encontro, no qual “condena firmemente” a crise na Síria.

As duas partes insurgem-se contra “a morte de muitas pessoas inocentes, agressões contra o caráter sagrado da vida humana e contra a dignidade das pessoas”.

“Pedimos, por isso, que as organizações regionais e internacionais façam todos os possíveis para parar o derramamento de sangue, de acordo com a lei internacional”, refere o documento, assinado pelo cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso (Santa Sé), e Hamid bin Ahmad Al-Rifaie, presidente do Fórum Islâmico Internacional para o Diálogo.

A reunião do grupo decorreu entre 18 e 19 de junto, em Roma, para abordar os temas do “materialismo” e “secularismo” na sociedade atual, e incluiu um encontro privado com o Papa Francisco.

Segundo o comunicado, divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé, o Papa encorajou os presentes a “prosseguir os seus esforços no caminho do diálogo respeitoso e frutífero entre crentes para a paz e a prosperidade no mundo”.

“Muitas pessoas sofrem hoje com a perda das raízes espirituais e religiosas: este fenómeno enfraquece as dimensões interiores e morais de indivíduos e sociedades”, observam os membros da comissão.

Os responsáveis aludem também aos “vários tipos de crise” que o mundo enfrenta, deixando votos de que os crentes façam “todos os possíveis para proteger as pessoas vulneráveis neste tempo”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR