Cidade do Vaticano, 16 out 2017 (Ecclesia) – O Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso (Santa Sé) enviou uma mensagem aos hindus de todo o mundo pela festa de Deepavali, apelando à união contra a intolerância.
O documento é assinado pelo cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do referido dicastério, e pelo secretário do conselho, D. Miguel Ángel Ayuso Guixot.
A festa do Deepavali, ou Diwali, conhecida como Festival das Luzes, é celebrada pela maioria dos hindus a 19 de outubro, este ano.
A mensagem do Vaticano considera que a intolerância é causa de violência e um desafio a enfrentar por católicos e hindus, promovendo “o respeito recíproco entre as pessoas “.
“Se temos de trabalhar para uma paz duradoura e uma verdadeira harmonia, não é suficiente a tolerância. É preciso também um verdadeiro respeito e atenção à diversidade de culturas e costumes das nossas comunidades, que, por sua vez, contribuem para a saúde e a unidade da sociedade no seu conjunto”, pode ler-se no texto divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé.
OC