D. Leonardo Sandri, prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, iniciou viagem de cinco dias ao país
Cidade do Vaticano, 13 dez 2012 (Ecclesia) – O cardeal Leonardo Sandri, prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais da Santa Sé, iniciou hoje uma viagem de cinco dias pelo Iraque, durante a qual vai consagrar a catedral atingida por um ato terrorista há dois anos.
A cerimónia na restaurada catedral sírio-católica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Bagdade, vai decorrer no sábado, anunciou a Rádio Vaticano.
As mais de 50 mortes nesta Sé aconteceram a 30 de outubro de 2010, na sequência de confrontos entre forças de intervenção iraquianas e milicianos do grupo Estado islâmico do Iraque, ligado à Al-Qaeda, que tinha tomado como reféns os fiéis presentes na igreja.
Entre as vítimas havia dois sacerdotes e várias crianças.
D. Leonardi Sandri “enviará as saudações e a proximidade do Santo Padre à comunidade cristã iraquiana, particularmente atingida pela violência que vitima o país há anos”, destaca a emissora pontifícia.
Esta sexta-feira, o cardeal vai assistir ao Concerto de Natal organizado no âmbito do Ano da Fé, na catedral arménia da capital iraquiana, e no domingo reúne-se em Kirkuk com comunidade caldeia, um dos ritos litúrgicos mais antigos da Igreja.
A viagem conclui-se com uma missa no seminário de Erbil, capital do Curdistão iraquiano.
RV/OC