D. Manuel Monteiro de Castro recebeu novas funções, que incluem presença no Conselho Pontifício para os migrantes
Cidade do Vaticano, 21 abr 2012 (Ecclesia) – O cardeal português D. Manuel Monteiro de Castro é um dos novos membros das Congregações para os Bispos e para as Causas dos Santos, organismos da Santa Sé, por nomeação de Bento XVI, hoje revelada pelo Vaticano.
O Papa incluiu em vários organismos da Cúria Romana os novos cardeais criados no consistório de 18 de fevereiro.
O cardeal Monteiro de Castro, penitenciário-mor da Santa Sé, foi ainda nomeado membro do Conselho Pontifício da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes.
Natural de Santa Eufémia de Prazins (Guimarães), o mais recente cardeal português foi ordenado padre em 1961 e bispo em 1985, tendo percorrido países dos cinco continentes ao serviço diplomático da Santa Sé.
D. Manuel Monteiro de Castro, de 74 anos, está no Vaticano desde julho de 2009, quando assumiu o cargo de secretário da Congregação para os Bispos, antes de ter sido eleito, em janeiro, para liderar a Penitenciária Apostólica, um dos três tribunais da Cúria Romana.
Em declarações ao jornal ‘Voz da Verdade’, D. Manuel Monteiro de Castro mostra a sua surpresa por estas nomeações e afirma que não pode “aceitar mais” cargos.
OC