Quinto grande encontro do Ano Santo deve reunir cerca de 25 mil participantes, entre 8 e 9 de março

Cidade do Vaticano, 05 mar 2025 (Ecclesia) – O Vaticano vai receber entre sábado e domingo cerca de 25 mil peregrinos, provenientes de mais de 100 países, para o Jubileu dos Voluntários.
A Missa do domingo, na Praça de São Pedro, vai ser presidida pelo cardeal Michael Czerny, prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, que vai ler a homilia preparada para o Papa – hospitalizado desde 14 de fevereiro.
A Santa Sé informa, em nota enviada hoje à Agência ECLESIA, que cerca de 15 mil peregrinos chegam da Itália e que Roma vai receber representantes de organizações de voluntariado de todo o mundo.
No sábado, os participantes neste grande evento do Ano Santo 2025 vão atravessar a Porta Santa da Basílica de São Pedro e podem receber o Sacramento da Reconciliação nas igrejas jubilares.
O programa prevê ainda os ‘Diálogos com a Cidade’, encontros culturais, artísticos e espirituais em várias praças de Roma.
O Jubileu, com raízes no ano sabático dos judeus, consiste num “perdão geral, uma indulgência aberta a todos, e na possibilidade de renovar a relação com Deus e o próximo”.
Esta indulgência implica obras penitenciais, incluindo peregrinações e visitas a igrejas.
O Papa Bonifácio VIII instituiu, em 1300, o primeiro Ano Santo – com recorrência centenária, passando depois, segundo o modelo bíblico, cinquentenária e finalmente fixado de 25 em 25 anos.
O atual Ano Santo começou com a abertura da Porta Santa, na Basílica de São Pedro, na vigília do último Natal; a 26 de dezembro, o Papa repetiu este gesto, numa prisão de Roma.
OC