Vaticano: Milhares de pessoas rezaram o terço pelo Papa, na Praça de São Pedro (c/vídeo)

Momento de oração decorreu sob a presidência de cardeal Pietro Parolin

 

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 24 fev 2025 (Ecclesia) – Milhares de fiéis reuniram-se hoje na Praça de São Pedro para rezar o terço pela saúde do Papa, junto com responsáveis religiosos e funcionários da Cúria Romana.

A celebração foi presidida pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, que evocou o momento de “doença e provação” de Francisco, rezando para que possa “recuperar rapidamente a saúde”.

“Nestes dias, desde que o Papa foi internado no Hospital Gemelli, uma intensa oração eleva-se ao Senhor, por ele, por parte dos fiéis, individualmente, e das comunidades cristãs do mundo inteiro. A partir desta noite, queremos unir-nos também, publicamente, a esta oração, aqui, na sua casa”, disse.

A oração incluiu a “Ladainha Lauretana”, originalmente aprovada em 1587 pelo Papa Sisto V e orações por Francisco.

No final do Rosário, o cardeal Parolin pediu a recitação de um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória pela “saúde do Santo Padre”.

A partir de hoje, a Praça de São Pedro recebe a oração do Rosário, às 21h00 (menos uma em Lisboa).

“Os cardeais residentes em Roma, com todos os colaboradores da Cúria Romana e da Diocese de Roma, recolhendo os sentimentos do povo de Deus, reunir-se-ão na Praça de São Pedro às 21 horas, para a recitação do Santo Rosário pela saúde do Santo Padre”, refere um comunicado da sala de imprensa da Santa Sé, enviado aos jornalistas.

Internado no Hospital Gemelli desde 14 de fevereiro, Francisco foi diagnosticado na última terça-feira com uma pneumonia bilateral, num quadro clínico “complexo”, e este sábado o Vaticano informou que o Papa se encontrava em condição “crítica”, com prognóstico reservado.

O quarto internamento do atual pontífice aconteceu na sequência da “exacerbação da bronquite” que o vinha a afetar, segundo nota oficial do Vaticano.

Jorge Mario Bergoglio, de 88 anos, é natural de Buenos Aires, na Argentina; na sua juventude, foi operado a um pulmão, parcialmente retirado.

A 13 de março de 2013 foi eleito como sucessor de Bento XVI, escolhendo o inédito nome de Francisco; é o primeiro Papa jesuíta na história da Igreja Católica e também o primeiro pontífice sul-americano.

OC

Partilhar:
Scroll to Top